Aprendendo na Adversidade

Olá Amigos e Amigas do Sentido na Venda.

Antes de tudo, precisamos cuidar do próximo e de nós mesmos, para que possamos voltar com nossas atividades regulares o quanto antes. Se cuide!

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Neste momento, muitos de nós temos enfrentado grandes desafios para conseguirmos exercer a nossa profissão, o nosso ofício. Da mesma forma, muitas empresas e empreendedores autônomos tem tido dificuldades para viabilizar o funcionamento de seus negócios diante do atual cenário.

Importante ressaltar, não são todos que estão passando por dificuldades neste momento, mas isso é assunto para outro artigo, hoje vamos conversar sobre algumas dificuldades e algumas possibilidades.

Conversando com profissionais de vendas e empresários dos mais variados tipos de negócio, para mim fica muito claro que de certa maneira, todos fomos impactados no início deste período restritivo, mas passado o susto inicial, alguns profissionais e empresários se propuseram a fazer do limão uma limonada.

Para isso, mais do que nunca, é preciso ter muita Resiliência e Criatividade.

Sim, Resiliência para suportar as dificuldades e manter-se confiante e Criatividade para pensar e desenvolver novas alternativas.

Eu sei, e concordo com você, não tem sido fácil manter-se confiante diante dos percalços naturais do momento e da avalanche de más notícias e confusões a que somos submetidos todos os dias. É vital que estejamos bem informados, mas como já disse em outro artigo, precisamos nos informar o necessário para não ficarmos alienados com o que acontece, mas não podemos nos atolar na quantidade de informações que é despejada em cima de nós todos os dias.

Discernir sobre o que se lê, vê e ouve é imprescindível para manter a sanidade mental, e consequentemente fomentar em nós a esperança e confiança tão necessárias para que nos mantenhamos resilientes diante do cenário.

Parte desse componente do sucesso para a retomada é a Criatividade, e aqui não falo da mudança de uma cor na fachada do estabelecimento, falo sim de mudanças mais profundas, aquelas que estão sendo postergadas há muito tempo.

Uma mudança efetiva e real de mentalidade, de modelo de gestão, de modelo de negócio, de alternativas ao portfólio, de entendimento do mercado de atuação, de entendimento dos concorrentes e principalmente amadurecimento no entendimento do Cliente.

Sempre ouvimos dizer que o Cliente é a razão de ser dos nossos negócios, e agora mais do que nunca e essa frase é verdadeira.

O Cliente precisa ser escutado, compreendido e nesse momento especialmente entendido nos detalhes. Isso vale para qualquer tipo de negócio, seja para você que vende imóveis ou para você tem um delivery de pizzas.

Quando tiver a atenção do Cliente é imprescindível ter atenção NO Cliente, estar atento aos sinais emitidos por este cliente é para reconstruirmos os laços e conexões para retomarmos os negócios.

Em hipótese alguma devemos negligenciar a atenção que potencial Cliente dispensa a nós. Devemos tratar esta atenção como uma joia, uma semente que deve ser plantada, cultivada e cuidada até que gere frutos.

Dessa forma, não se permita contaminar pela pressão das necessidades, aprenda a lidar com a sua ansiedade para que ela não fique tão evidente para o seu Cliente, aja para atender as necessidades do Cliente, assim as suas necessidades serão atendidas.

Grande abraço, ótimas Vendas.

Leonardo Lopes

 

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