Dia Internacional do Ser Humano

Hoje já posso escrever…

Olá amigos e amigas, creio que hoje já seja um bom dia para escrever sobre o Dia Internacional da Mulher.

Sim, hoje. Mas a data oficial não foi ontem? Sim, mas prefiro escrever hoje.

Pode parecer que eu tenha um entendimento diferente do padrão, e principalmente daquele que foi massificado na mídia no dia de ontem, por isso a opção de falar sobre isso num dia diferente, um outro dia, um dia como qualquer outro.

Para mim todo dia é dia da Mulher. Todo dia é dia do Homem, todo dia é dia da Criança, todo dia é dia de qualquer coisa. Sinceramente não vejo a necessidade de se usar um dia só para tentar fazer descer goela abaixo o outros 364.

Na minha cabeça é muito claro que todos somos iguais, e assim devemos ser tratados. Somos seres humanos, pertencentes a uma mesma espécie, o que para mim é suficiente para que não existam quaisquer diferenças.

Respeitar o espaço, a dignidade, os sonhos, a liberdade, as opiniões, as convicções, e tudo mais é ponto básico para a construção de uma sociedade mais justa e que permita oportunidade para todos.

Tive a sorte de nascer num lar de mulheres muito fortes. Negras, filhas de uma costureira divorciada, e de um pai opressor e agressor, que um dia tiveram tudo e depois perderam, e que desde o meu nascimento me ensinaram de forma natural a respeitar, reconhecer e admirar a força, o caráter e a ombridade das Pessoas, independente de quem quer que fossem.

A estas mulheres minha absoluta e eterna gratidão, me moldaram o que sou.

Por isso não vejo sentido em parabenizar as mulheres pelo “seu” dia, é como se neste dia apagássemos 364 dias de erros, opressões e falta de respeito. Para mim todo dia é dia de celebrar e parabenizar o Ser Humano.

Respeito quem dê, mas não vejo sentido em líderes e empresas que dão flores e chocolates neste dia, e nos demais agem de forma totalmente desrespeitosa com estas profissionais. É incongruente, e mais incongruente para mim é quem recebe e se “derrete”, parece que tudo se apaga para começar novamente no dia seguinte.

Tive a sorte de ter uma Diretora Comercial na minha jornada, absurdamente competente, com uma visão peculiar e que me ajudou a moldar muito do que sou profissionalmente, e não só isso, pude vivenciar e trabalhar numa empresa que agia de forma igualitária respeitando homens e mulheres, permitindo e dando oportunidade para todos. A competência era o diferencial, e não o sexo.

Pude experimentar essa diversidade na construção das minhas equipes. Ainda hoje me lembro quando contratei a primeira vendedora para a minha equipe, foi um choque para muitos, recebi os mais variados e absurdos alertas, mas ela era o melhor profissional que tive naquele processo seletivo, por isso foi contratada e teve a mesma atenção e responsabilidade dos demais, sem distinção. E não parou por aí, pude ensinar meu time de lideranças a trabalhar com o diferente, é claro, não foi um processo mágico e fácil, mas necessário para a evolução de todos nós. Respeito e igualdade.

Tenho a sorte de dividir a minha casa com uma mulher absurdamente especial, que reforça diariamente para mim o quanto somos iguais, o quanto temos que respeitar o outro e impulsionar o outro em direção aos sonhos. Quando à vejo viajar pelo mundo para apresentar seus artigos científicos nos eventos mais importantes da sua área, encho-me de orgulho por tê-la como inspiração e companheira.

Como sou agraciado por ter a oportunidade de viver e conviver com tantas mulheres maravilhosas que me fazem acreditar que todo dia é dia delas, que todo dia é dia de todos nós, seres humanos.

Que todos possamos aprender diariamente à sermos pessoas melhores, mais compreensivas, mais sinceras, mais integras e mais empáticas.

Viva o Ser Humano.

One thought to “Dia Internacional do Ser Humano”

  1. Que texto lindo e verdadeiro , concordo com tudo o que você escreveu .As pessoas estão se tornando sem empati e a e só vivem de aparência isto me deixa muito desapontada .

Comentários fechados.