O cliente sempre tem razão, quando tem razão

Olá Amigos e Amigas do Sentido na Venda.

Você está se cuidando? Lembre-se de fazer isso por você e pelos seus. Se cuide!

Aproveite e baixe agora o nosso e-book 3 Ações Imediatas para Negociar Melhor, é só clicar no link para baixá-lo gratuitamente:

http://www.palestranteleonardolopes.com.br/lp/3-acoes-para-voce-negociar-melhor/

No último artigo escrevi sobre a necessidade de termos atenção NO Cliente para garantirmos que as suas necessidades são ouvidas e podem ser trabalhadas para que sejam atendidas.

Alguns colegas entraram em contato apresentando algumas dúvidas, e bem por isso aproveitarei este artigo para discorrer um pouco mais sobre esse assunto que, entendo como sendo um dos mais importantes e relevantes para o Empreendedor e para o Profissional de Vendas.

Costumo dizer que “o cliente sempre tem razão, quando tem razão”. Parece confuso, mas não é, você verá.

Sou um entusiasta deste assunto, acredito que os profissionais diferenciados conseguem ter um grau de atenção NO Cliente distinto da média dos demais profissionais do mercado, e isso lhes proporciona um nível de resultados sempre superior aos demais.

E é neste ponto que precisamos entender 2 diferenças importantes e que devem ser trabalhadas por todos.

Primeiro, ter processos e estratégias justas, claras e assertivas, ajudam a garantir que a relação com o nosso Cliente seja muito transparente e isso minimiza, e muito, eventuais problemas com a compreensão e entendimento de parte a parte dos termos e limites da negociação em curso.

A maioria dos problemas oriundos “de quem tem a razão” se dão por falta de clareza, justiça e correção, de parte a parte, quando estamos numa negociação, seja de qual natureza for.

Quanto mais “luz” houver sobre um assunto, menos “sombra” existirá para o surgimento de eventuais problemas na relação com nosso potencial Cliente.

Segundo ponto. É comum, e não é errado, que sejamos “engolidos” pelas nossas próprias necessidades, quer seja a manutenção do emprego, a garantia do salário, a garantia das comissões, ou faturar o suficiente para pagar as contas e manter a empresa em operação, entre tantas outras.

O fato é, só conseguimos ter atenção NO Cliente quando conseguimos controlar a nossa ansiedade diante das nossas necessidades. A habilidade de nos colocarmos no lugar do outro sempre foi importante, e neste momento tornou-se imprescindível para o sucesso do Profissional de Vendas.

Empatia deixou de ser um diferencial para ser um requisito básico daqueles que querem ter uma carreira de sucesso em vendas.

Acredite, o seu Cliente percebe e sente quando você está mais interessado em resolver o seu próprio problema do que o problema dele. Quando isso acontece não adianta reclamar, ou tentar retomar a situação, aja para construir uma próxima oportunidade no futuro.

Ninguém gosta de sentir-se usado, nenhum Cliente fica à vontade quando percebe que o mais importante no momento da venda é a satisfação de quem vende, e não sua.

Esteja atento ao seu cliente, preocupe-se genuinamente com as demandas do Cliente, garanto que seus resultados serão cada vez maiores e melhores.

Grande abraço, ótimas Vendas.

Leonardo Lopes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *