Quem sofre no treino acumula medalhas…

Dias atrás, pesquisando imagens no Google para ilustrar um treinamento me deparei com essa imagem, e não pude deixar de salvar a mensagem.

“QUEM SOFRE NO TREINO, ACUMULA MEDALHAS.”

O crédito da campanha é da Speedo, grande marca de artigos esportivos. (www.speedo.com.br)

Agora, voltando à frase. Por mais que possa parecer um clichê, falado à exaustão em palestras, treinamentos e nas mídias sociais, não posso fechar os olhos e o entendimento para o que estas palavras representam.

Infelizmente vivemos tempos em que o ato de esforçar-se para conquistar algo tornou-se uma dureza incrível, por vezes intransponível. Às vezes nos parece ser um pecado capital mencionar o fato de que é necessário esforçar-se para concretizar projetos e realizar sonhos, tudo tem que ser digital, rápido, fast, “3 cliques no máximo”, ou basta fazer perfeitamente o que mandam.

Parece-me que temos abdicado de grandes sonhos, e consequentemente grandes conquistas, em face do esforço que precisaremos dedicar neste caminho, que geralmente é longo e tem percalços.

Interessante observar que nunca tivemos tantos métodos, tecnologias e ferramentas para superarmos os limites aí estabelecidos, mas estamos nos contentando com pouco pois, para chegarmos aos sonhos teremos que trabalhar mais, nos preparar mais, nos esforçar mais, nos dedicar mais, e isso não acontecerá tal como preparamos um pacote de macarrão instantâneo.

Outro ponto que reputo importante nesta observação é que, mesmo diante do cenário que acabei de descrever ainda queremos ser recompensados de acordo com o topo da pirâmide, pois é claro, queremos realizar nossos sonhos de consumo, viagens, carros, comidas, afins.

Confuso, não?

Sim é, o ser humano é confuso por natureza, mas é preciso colocar ordem nessa história para que os sonhos comecem a se tornar reais.

Agora partilho contigo 4 PASSOS VITAIS para a concretização de sonhos, que fazem muito sentido para mim e me ajudam desde muitos anos atrás.

Essa abordagem nunca me deixou na mão, e garanto que funcionará para você também.

1. TENHA SONHOS.

– Grande ou pequeno, tanto faz, mas tenha um sonho pelo qual valha à pena acordar todos os dias para realizar.

2. PLANEJE-SE PARA CONCRETIZAR O SONHO.

– Sonhar e não agir é loucura. Sonhar e agir sem saber porque é um desperdício de energia desnecessário. Defina uma rota de ações que o coloque cada vez mais perto do sonho, passo a passo, esforço por esforço.

3. SEJA RESILIENTE.

– Resista aos obstáculos, pois eles aparecerão, e poderão ser maiores do que você imaginou. Desenvolva a capacidade de suportar o golpe e manter-se motivado. Mantenha o foco no objetivo final, no sonho e não se permita abalar.

4. SE NECESSÁRIO, RECOMECE.

– Não há vergonha em recomeçar, vergonha há em desistir sem tentar. Se ainda não deu certo, esforce-se mais, dedique-se mais, prepare-se mais e corrija sua rota.

A VIDA NÃO TEM “RECEITA DE BOLO”,

TEM APRENDIZADO E REINVENÇÃO O TEMPO TODO.

Dedique-se verdadeiramente pela realização do seu sonho, seja sincero consigo mesmo e não se engane fazendo de conta que se esforça.