Negociar, habilidade nata?

O ato de Negociar faz parte da nossa vida, e disso não há como fugir!

Diariamente negociamos o tempo todo e com todos! Negociamos com a esposa (o), com os filhos, com o chefe, com nossas equipes, com nossos clientes, com nossos pares, com nossos fornecedores, enfim negociamos o tempo todo.

Mas porque este verbo causa tanto temor e tremor na maioria das pessoas, e porque nem sempre negociamos tão bem quanto poderíamos ou desejaríamos?

PRÁTICA, esta é uma boa resposta, falta de prática em Negociar!

Não é incomum encontrarmos pessoas que simplesmente entram em catarse emocional quando precisam negociar, o inverso também é verdadeiro quando profissionais despreparados, que acreditam que ser um bom negociador é ser o “bom de lábia”, encontram-se em situações indigestas por terem que negociar de forma profissional.

Com maior ou menor habilidade, todos nós negociamos, mas a melhora e a evolução nesta arte pode sim ser aprendida e desenvolvida.

Qualquer pessoa ou profissional pode negociar melhor, pode conseguir mais dos processos de negociação, tornando esta prática extremamente prazerosa e recompensadora para si e para os seus.

Alguns negociadores sim, já “nascem” aptos, e isto é uma vantagem, mas que fica minimizada quando do outro lado há um negociador preparado, consciente e confiante do que pode e deve fazer dentro do processo.

Entender as técnicas que estão por detrás dos processos de negociação, como se preparar objetiva e emocionalmente para negociar, fazem a diferença na evolução da pessoa e do profissional que precisa e quer negociar melhor!

Tomar a consciência de que sempre podemos “subir de nível” é o diferencial daqueles que se tornam grandes Negociadores com performance acima dos demais.

#ficaadica